1. Submissão de trabalhos
1.1 O trabalho deverá ser submetido pelo primeiro(a) autor(a), que será responsável por sua apresentação e deverá efetuar o cadastro para submissão. No site do ENPEC o sistema de pagamento das inscrições somente será liberado após a divulgação dos resultados. O(A) autor(a) que tiver seu trabalho aprovado deverá fazer o pagamento da inscrição; essa ação tornará o trabalho apto a apresentação no evento.
1.2 Caso o(a) autor(a) principal não possa apresentar o trabalho, um dos coautores poderá apresentá-lo, desde que esteja com a inscrição paga.
1.3 Para maximizar as oportunidades de participação, cada inscrito(a) só poderá submeter um trabalho.
1.4 Não há limite para participação como coautor(a).
1.5 O autor(a) e todos os coautores devem realizar o cadastro para que o trabalho seja submetido pelo(a) autor(a) (reforçamos que o cadastro é obrigatório a todos autores e coautores; o pagamento da inscrição será realizado somente após aprovação do trabalho, sendo obrigatório para o(a) autor(a) principal e, também, para os coautores que irão participar do evento). O(A) autor(a) somente conseguirá vincular os coautores ao trabalho após o cadastro dos mesmos.
1.6 Após a submissão do trabalho, não será possível em hipótese alguma alterar (excluir, incluir ou trocar) os nomes dos coautores, título do trabalho, resumo e demais informações do cadastro.
1.7 No ato da submissão do trabalho, o(a) autor(a) irá fazer upload de dois arquivos:
a) artigo sem identificação, conforme template disponibilizado, para correção às cegas;
b) artigo com identificação, conforme template disponibilizado, pois caso o trabalho seja aprovado sem ressalvas, essa versão será a versão final e não poderá ser substituída
1.8 Cada trabalho poderá ter no máximo 07 (sete) coautores, além do(a) autor(a).
1.9 O pagamento da taxa de inscrição só será feito após a confirmação do aceite do trabalho. Os coautores que não forem participar do evento não precisarão pagar a taxa de inscrição.
1.10 A extensão dos trabalhos é de no mínimo 8 (oito) e no máximo 12 páginas, de acordo com o template a ser disponibilizado e não poderá ultrapassar o tamanho de 2 MB. Os textos não devem conter auto citações ou referências que permitam identificar sua autoria. Os trabalhos de autores brasileiros devem ser submetidos e apresentados em Português. Os trabalhos de autores estrangeiros podem ser submetidos e apresentados em Português, Espanhol ou Inglês. O trabalho deve ser submetido em PDF.
2. Tipos de trabalhos
2.1 Os trabalhos a serem apresentados devem ser inéditos e de pesquisa em Educação em Ciências, de acordo com um dos seguintes tipos:
a) Trabalho de natureza empírica: apresentação de pesquisa, finalizada ou em andamento, baseada em referenciais teóricos, contendo revisão de literatura pertinente, objetivos/questões de pesquisa, análise de dados, discussão de resultados e conclusões.
b) Trabalho de natureza teórica: ensaio crítico devidamente fundamentado em literatura de pesquisa pertinente, apresentando objetivos/questões de pesquisa, articulações e argumentos teóricos consistentes, conclusões e indicação de implicações para o campo da Educação em Ciências.
2.2 Não serão aceitos projetos de pesquisa, relatos de experiência ou reapresentação de trabalho.
3. Formato de apresentação
3.1 Apresentação de trabalhos completos: Sessões com duração de duas horas.
a) Cada sessão contará com até 12 trabalhos, e cada trabalho terá 05 minutos para apresentação.
b) Nas sessões, as apresentações ocorrerão em blocos de 06 trabalhos seguidas de 30 minutos de discussão, e assim sucessivamente.
3.2 A coordenação da sessão será feita por um dos pesquisadores participantes, antecipadamente designado.
4. Avaliação de trabalhos
4.1 Cada trabalho será avaliado às cegas por dois avaliadores. Havendo discordância entre os dois pareceres, o trabalho será avaliado por um terceiro avaliador.
4.2 A partir do resultado da avaliação, a Comissão Científica recomendará:
a) aceito sem ressalvas - o trabalho será aceito em sua forma original;
b) aceito com ressalvas – o(a) autor(a) deverá providenciar as correções solicitadas pelos avaliadores;
c) recusado – o(a) autor(a) do trabalho recusado poderá solicitar o recurso da avaliação, em data definida no cronograma. Caso se mantenha a recomendação, o trabalho não será apresentado no evento.
4.3 Além da correção no uso da língua portuguesa (ortografia, sintaxe, redação, estilo, coerência e coesão textual), os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
4.3.1 objetivos, fundamentação teórica e revisão da literatura - Clareza na descrição da área de interesse do texto; Questões de pesquisa claramente formuladas ou relevância e clareza do problema teórico abordado; Adequação da fundamentação teórica; Atualidade e abrangência da revisão de literatura;
4.3.2 metodologia - Adequação da metodologia proposta, dos instrumentos de construção e análise dos dados.
4.3.3 análise dos dados - Coerência entre análise e fundamentação teórica.
4.3.4 conclusões e implicações - Relação clara entre os argumentos, resultados, objetivos e apresentação da contribuição da pesquisa para a área de Educação em Ciências.
4.3.5 referências - Utilização de literatura atualizada e pertinente ao tema do trabalho, com uso correto das normas atualizadas da ABNT.