programação

Programação do XIV ENPEC

  • 02 /10

    DIA 1

  • 03 /10

    DIA 2

  • 04 /10

    DIA 3

  • 05 /10

    DIA 4

  • 06 /10

    DIA 5

12:30 - 13:30 (Horário de Brasília) UEG – Caldas Novas

Almoço Goiano

14:00 - 17:00 (Horário de Brasília) UEG – Caldas Novas

IX Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências (EFPEC)

Escola de Formação 01: Neurociências e educação: contribuições teóricas e práticas para o ensino de ciências
Ministrante(s):
Joana Dejesus De Andrade (USP)

Escola de Formação 02: Métodos de análise de dados em pesquisas de ensino de ciências com a utilização do software Iramuteq
Ministrante(s):
Bruno Michael da Silva Pereira (UFAL)

Escola de Formação 03: Diferenciando argumentos e explicações: uma ferramenta para a pesquisa em ensino de ciências
Ministrante(s):
Thiago Marinho Del Corso (UFABC); Sílvia Luzia Frateschi Trivelato (USP)
 
Escola de Formação 04: Horizontes compreensivos da/na análise textual discursiva
Ministrante(s):
Vivian Dos Santos Calixto (UFGD)

Escola de Formação 05: Bionas e memória biocultural: aspectos formativos e metodológicos para a pesquisa em educação em ciências
Ministrante(s):
Danilo Seithi Kato (UFTM); Emylia Angélica da Costa (UFTM); Fábio Augusto Rodrigues e Silva (UFOP); Marilisa Bialvo Hoffmann (UFRGS)
 
Escola de Formação 06: Contribuições teórico-metodológicas do modelo de reconstrução educacional para a pesquisa de desenvolvimento de jogos educacionais complexos e sequências didáticas
Ministrante(s):
Roberta Smania Marques (UEPB);Michelle Garcia da Silva (UEPB)
 
Escola de Formação 07: Currículo e histórias de vida: contribuições à pesquisa em educação em ciências
Ministrante(s):
Rodrigo Cerqueira Do Nascimento Borba (UEMG); Sandra Escovedo Selles (UFF)
 
Escola de Formação 08: Narrativas (auto)biográficas: dispositivos de pesquisa-formação de professores de ciências
Ministrante(s):
Assicleide Da Silva Brito (UEFS); Gustavo Lopes Ferreira (IFGOIANO)
 
Escola de Formação 09: Gênero, classe e identidade na pesquisa em educação em ciências: contribuições de Pierre Bourdieu e Judith Butler
Ministrante(s):
Paulo Lima Junior (UNB); Bettina Heerdt (UEPG); Adriana Martini Martins (IFG)
 
Escola de Formação 10: Editoração de periódicos acadêmicos em educação em ciências
Ministrante(s):
Silvania Sousa Do Nascimento (UFMG);Aline Andréia Nicolli (IES); Alice Alexandre Pagan (UFMT)
 
Escola de Formação 11: Aportes pós-críticos nas pesquisas de educação em ciências
Ministrante(s):
Silvia Nogueira Chaves (UFPA); Rochele de Quadros Loguercio (UFRGS)
 
Escola de Formação 12: Teoria da objetivação como aporte teórico para a pesquisa em educação em ciências e formação de professores
Ministrante(s):
Shirley Takeco Gobara (UFMS); Alexandre Geraldo Viana Faria (IFMS)
 

14:00 - 15:20 (Horário de Brasília) UEG – Caldas Novas

Oficinas para Educação Básica

Oficina 01: Experimentação em Química Verde e sustentabilidade
Ministrante(s):
Queli Aparecida Rodrigues de Almeida (IFRJ); Thiago Muza Aversa (IFRJ); Matheus Willian Santos de Freitas (IFRJ)
 
Oficina 02: Construção e lançamento de foguetes
Ministrante(s):
George Fontenelle Costa (IES); Janaína Christina Araújo de Souza Ribeiro Garcia (IES); Adriana Aparecida da Silva Marasca (IES)

Oficina 03: "Senku Cola: 'Tenho 10 bilhões % de certeza' de uma reação!"
Ministrante(s):
Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz (CPMG Ayrton Senna)

Oficina 04: Experimentação como estratégia na potencialização dos alunos com altas habilidades ou superdotação
Ministrante(s):
Lorrana Nara Naves Nóbrega (UFG); Leonora Aparecida dos Santos (SEDUC-GO)
 

Oficina 05: Construção e manutenção de uma composteira
Ministrante(s):
Nara Alinne Nobre da Silva (IF GOIANO); Isis Lidiane Norato de Souza (UFPR)

Oficina 06: Cinema e Ensino
Ministrante(s):
Nelson Silva Junior (UEPG); Cristiane Aparecida Mika (UEPG); Martin Moreira Alves (UEPG)

Oficina 07: Da internet à sala de aula: como usar conteúdos viralizados?
Ministrante(s):
Tathiane Milaré (UFSCAR); Graziela Piccoli Richetti (UFSC)

Oficina 08: Os desafios do uso da IA e do CHAT-GPT OPEN-AI para os professores de ciências
Ministrante(s):
Juliana Alves de Araújo Bottechia (IES)

Oficina 09: Reações químicas: rotação por Estações de Trabalho
Ministrante(s):
Andréa Horta Machado (UFMG); Alfredo Luis Lameirão Mateus (IES)

Oficina 10: Robótica Educacional e as relações do lúdico em sala de aula
Ministrante(s):
Adriano José de Oliveira (IES); Marcelo Fernandes Santos (IES)

15:30 - 16:50 (Horário de Brasília) UEG – Caldas Novas

Oficinas para Educação Básica

Oficina 01: Experimentação em Química Verde e sustentabilidade
Ministrante(s):
Queli Aparecida Rodrigues de Almeida (IFRJ); Thiago Muza Aversa (IFRJ); Matheus Willian Santos de Freitas (IFRJ)
 
Oficina 02: Construção e lançamento de foguetes
Ministrante(s):
George Fontenelle Costa (IES); Janaína Christina Araújo de Souza Ribeiro Garcia (IES);
Adriana Aparecida da Silva Marasca (IES)
 
Oficina 03: "Senku Cola: 'Tenho 10 bilhões % de certeza' de uma reação!"
Ministrante(s):
Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz (CPMG Ayrton Senna)
 
Oficina 04: Experimentação como estratégia na potencialização dos alunos com altas habilidades ou superdotação
Ministrante(s):
Lorrana Nara Naves Nóbrega (UFG); Leonora Aparecida dos Santos (SEDUC-GO)
 
Oficina 05: Construção e manutenção de uma composteira
Ministrante(s):
Nara Alinne Nobre da Silva (IF GOIANO); Isis Lidiane Norato de Souza (UFPR)
 
Oficina 06: Cinema e Ensino
Ministrante(s):
Nelson Silva Junior (UEPG); Cristiane Aparecida Mika (UEPG); Martin Moreira Alves (UEPG)
 
Oficina 07: Da internet à sala de aula: como usar conteúdos viralizados?
Ministrante(s):
Tathiane Milaré (UFSCAR); Graziela Piccoli Richetti (UFSC)
 
Oficina 08: Os desafios do uso da IA e do CHAT-GPT OPEN-AI para os professores de ciências
Ministrante(s):
Juliana Alves de Araújo Bottechia (IES)
 
Oficina 09: Reações químicas: rotação por Estações de Trabalho
Ministrante(s):
Andréa Horta Machado (UFMG); Alfredo Luis Lameirão Mateus (IES)
 
Oficina 10: Robótica Educacional e as relações do lúdico em sala de aula
Ministrante(s):
Adriano José de Oliveira (IES); Marcelo Fernandes Santos (IES)

17:00 - 18:30 (Horário de Brasília) Espaço de Convivência do Centro de Convenções DIROMA

I Mostra de Materiais Educacionais do ENPEC

Título:
A FÍSICA DOS ADAPTADORES T (BENJAMIM): UM ESTUDO SOBRE CONCEITOS DA ELETRICIDADE
Autores:
Murilo de Almeida Santos Renata Lacerda Caldas
 
Título:
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ARTICULADA AOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO PROCESSO SOCIOEDUCATIVO DE MENINAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
Autores:
Miceia de Paula Rodrigues Natanael Charles da Silva Marcelo Bruno Araújo Queiroz
Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo
 
Título:
APRENDENDO ÁLGEBRA BOOLEANA E ELETRÔNICA DIGITAL COM CIRCUITOS ELÉTRICOS
Autores:
Giovani Zanetti Neto
Otoniel Silva Bertossi
Ana Paula Freire
Cleben Junior Cosendey Garcia
 
Título:
JOGOS DO CERRADO: MATERIAL EDUCATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA DO BIOMA CERRADO
Autores:
Ana Júlia Pedreira
Samuel Molina Schnorr
 
Título:
OS TRABALHOS PUBLICADOS NO ENPEC COMO PROPOSTA DA INSERÇÃO ARTE-CIÊNCIA NO ENSINO
Autores:
Elaine Ferreira Machado
Maria Carolina Machado
Awdry Feisser Miquelin
 
Título:
APRENDENDO VERMICOMPOSTAGEM
Autores:
Rafaela Bruno Ichiba
Taitiany Karita Bonzanini
 
Título:
REFLEXÕES PARA A EFETIVA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE
Autores:
Lisamara Dias de Oliveira Negrini
Rosana Aparecida Salvador Rossit
 
Título:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS
Autores:
Cíntia Hencker
Maria das Graças Ferreira Lobino
Eduardo Moscon
 
Título:
DE ONDE VEM A CHUVA? PROPOSTAS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS INICIAIS
Autores:
Ana Cristina Matias de Souza Eliane Cerdas
 

Título:
ABELHAS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Autores:
Elen Cristina Faht
Fabiana Curtopassi Pioker Har Rosely Aparecida Liguori Imbernon
 
Título:
ENERGIZANDO: UM JOGO PEDAGÓGICO NO FORMATO ROLE-PLAYING GAME
Autores:
Raquel Gonçalves de Sousa Fábio Augusto Rodrigues e Silva
 
Título:
ANTICORPOS ATUAM COMO BALA DE REVÓLVER? UMA SEQUÊNCIA DE IMUNOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO
Autores:
Alice Maria de Oliveira Reis Camila Dias Lopes

Título:
CHUVA: UM EVENTO E MÚLTIPLAS APRENDIZAGENS
Autores:
Marcia Regina Balbino
Taitiâny Kárita Bonzanini

Título:
PROGRAMA COMPUTACIONAL BLENDER NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores:
Alex de Souza Ramos
Irlane Maia de Oliveira

Título:
ASTROBIOLOGIA E A VIDA NO UNIVERSO: ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E SUAS TECNOLOGIAS
Autores:
Claudiane Chefer
Alessandra Batista de Godoi Branco
Bruna Marques Duarte
Susane Closs da Silva Roedel

Título:
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ARTICULADAS AOS PROJETOS INTEGRADORES: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores:
Hellen Luyza Fernandes Cardoso
Irlane Maia de Oliveira

Título:
VAMOS AO RIO? UM GUIA DIDÁTICO PARA AULAS DE CAMPO NA PLANÍCIE ALUVIONAR DO RIO DOCE
Autores:
Bianca Pereira das Neves
Carlos Roberto Pires Campos

Título:
PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL; VIGILANTES DOS RESÍDUOS
Autores:
Marcia Regina Rodrigues da Silva
Zago Maclovia Correia da Silva
Nathália Meire Haach Elisangela
Christiane de Pinheiro Leite Munaretto

Título:
O ESSENCIAL DA GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO – GUIA DE ATIVIDADES
Autores:
Adlane Vilas-Boas
Marina de Lima Tavares
Lorrayne Evangelista de Sousa

Título:
LIXO NA REGIÃO OESTE DE SANTA MARIA: QUAIS PROBLEMAS E POSSIBILIDADES?
Autores:
Cristiane Muenchen
Lucas Carvalho Pacheco
Laíza Sturza Loy
Diuliana Nadalon Pereira

Título:
TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS FIGURATIVOS DA QUÍMICA VERDE E SUSTENTÁVEL
Autores:
Carlos Alberto da Silva Júnior
Dosil Pereira de Jesus
Gildo Girotto Júnior

Título:
LIVRETO EDUCACIONAL PARA ABORDAGENS INVESTIGATIVAS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Autores:
Keila Patrícia Neris Santana
Mirley Luciene dos Santos

Título:
HISTÓRIAS ENTRE LITERATURA E CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Daniela Pereira de Toledo Cardena
João Mianutti

Título:
KAUÊ E IKAL EM: GNÔMON NÃO É GNOMO!
Autores:
Jackson Santos Jara
Paulo Souza da Silva

Título:

MINIDICIONÁRIO DE INSETOS SOB O OLHAR DE CRIANÇAS PEQUENAS
Autores:
Gislaine da Silva Claus
Eliane Cerdas

Título:

O MISTÉRIO DA FEBRE PUERPERAL: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA
Autores:
Gabriella Ribeiro Christianini, Fabiano Antunes

Título:
ÓLEOS ESSENCIAIS E O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Carlos Cézar da Silva
Divâni Justina de Souza

Título:
SATÉLITES DE OBSERVAÇÃO E O IMAGEAMENTO DA SUPERFÍCIE DA TERRA
Autores:
Ednaldo Oliveira de Carvalho Ruberley Rodrigues de Souza

Título:
A UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Helaíny Wanyessy Kenya Rodrigues Silva Chagas
Paulo Henrique de Souza

Título:
SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO: UMA PROPOSTA PARA INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE EQUILÍBRIO FÍSICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Thiago Wedson Hilario Ruberley Rodrigues de Souza

Título:
CLUBES DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA: CONECTANDO OS ALUNOS AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Autores:
Rafael da Silva
Plauto Simão de Carvalho

Título:
GUIA PRÁTICO: METODOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
Autores:
Valmira dos Santos Reis
 
Título:
OFICINAS PEDAGÓGICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: ENCONTROS INTERDISCIPLINARES ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E ENSINO DE CIÊNCIAS.
Autores:
Maria Aparecida Oliveira Paula, Sabrina do Couto de Miranda
 
Título:
TRILHANDO DA FLONA: GUIA DAS TRILHAS INTERPRETATIVAS DA FLORESTA NACIONAL DE SILVÂNIA
Autores:
Maria Luisa Dias Batista
Hélida Ferreira da Cunha
 
Título:
“CADÊ O CERRADO QUE ESTAVA AQUI”
Autores:
Ionara Cardoso Alves Marquetti
Mirley Luciene dos Santos
 
Título:
SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS EM BOTÂNICA PARA OS ANOS INICIAIS - A BOTÂNICA NUMA PERSPECTIVA DINÂMICA, CRIATIVA E INTERESSANTE
Autores:
Raquel Silva Cotrim Carvalho  Sabrina do Couto de Miranda
 

20:00 - 22:00 (Horário de Brasília) Centro de Convenções DIROMA

Cerimônia de Abertura
Conferência de Abertura: PENSAR O PROFESSOR COMO INTELECTUAL DO SEU TEMPO

Conferencista: Ivanise Rizzatti (UFRR)
Mediadora: Rochele de Quadros Loguercio (UFRGS)

22:00 - 00:00 (Horário de Brasília) Espaço de Convivência do Centro de Convenções DIROMA

Coquetel de Abertura
Lançamento de Livros

08:00 - 10:00 (Horário de Brasília) UEG – Caldas Novas

Apresentações de trabalhos
Comunicação oral

10:00 - 10:30 (Horário de Brasília) .

Intervalo

10:30 - 12:30 (Horário de Brasília) UEG – Caldas Novas

Apresentações de trabalhos
Comunicação oral

12:30 - 14:00 (Horário de Brasília) .

Intervalo para almoço

14:30 - 16:30 (Horário de Brasília) Auditório do Hotel Exclusive

MESA-REDONDA 01: O CONHECIMENTO PARA O  ENFRENTAMENTO AOS PROJETOS DE DESINFORMAÇÃO

RESUMO: Apresentação uma análise epistemológica dos projetos de desinformação a partir da valorização do conhecimento. Há pouco tempo, tais projetos se intensificaram e reforçaram o negacionismo científico, as ações dos movimentos de anticiência, terraplanismo, Fake News, em meio a pandemia da COVID-19. Essas ações fazem parte desse projeto de desvalorização e desconstrução dos espaços do conhecimento. Com isso, a mesa tem como objetivo discutir situações de enfrentamento que valorizem a construção do conhecimento e apontem para ações de pesquisadores da área de Educação em Ciências e que contribuam com a produção, disseminação e divulgação do conhecimento. 

Palestrantes(as):
Susana Oliveira Dias (UNICAMP)
André Ferrer Pinto Martins (UFRN)
Taiane De Oliveira Volcan (UFPEL)
Mediador:
Wellington Pereira De Queirós (UFMS)

14:30 - 16:30 (Horário de Brasília) Centro de Convenções DIROMA

MESA-REDONDA 02: A SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

RESUMO:   A mesa pretende trazer uma reflexão acerca das complexas nuances sobre a sustentabilidade. A partir do contexto formativo pela educação buscarão o desenho de um panorama sobre as alternativas possíveis em um cenário de riscos mundiais. Neste contexto dialético pretende-se a abordagem sobre a temática relacionada às perspectivas da educação científica e formação cidadã.
 
Palestrantes(as):
Leonir Lorenzetti (UFPR)
Samuel Molina Schnorr (UnB)
Mário Quintanilla Gatica (UC/Chile)
Mediador:
Alessandro Silva De Oliveira (IFG)

16:30 - 17:00 (Horário de Brasília) .

Intervalo

17:00 - 19:00 (Horário de Brasília) Auditório do Hotel Exclusive

MESA-REDONDA 03: AÇÃO E POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM PAUTA

Objetivo: Promover um debate sobre  a acentuação das desigualdades sociais e educacionais advindas das políticas públicas mais recentes considerando os impactos em cursos de Licenciatura nas áreas de Ciências da Natureza. Questões que envolvem PNE, BNC-Formação, BNCC, Novo Ensino médio, regulamentação de segundas licenciaturas, complementação em licenciatura para graduações diversas (R2) e Licenciaturas interdisciplinares, avaliações em larga escala, constituem desafios para a formação e professores, sobretudo para as IFES que poderão sofrer impactos estruturais significativos caso essas políticas citadas sejam implementadas de forma integral.

Palestrantes(as):
Graciella Watanabe (UFABC)
Luiz Caldeira Brant De Tolentino Neto (UFSM)
Vivian Dos Santos Calixto (UFGD)
Mediadora:
Nyuara Araújo Da Silva Mesquita (UFG)

17:00 - 19:00 (Horário de Brasília) Centro de Convenções DIROMA

MESA-REDONDA 04: DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM TEMPOS DE CRISE CLIMÁTICA

Objetivo:  A crise climática que se impõe nos tempos atuais reflete de forma explícita o modelo de dominação e espoliação dos territórios e suas populações sob a égide do insistente projeto capitalista. Desse modo, esta mesa visa promover reflexões sobre os desafios que se colocam para os pesquisadores e educadores frente a compreensão sistêmica e multidisciplinar do clima e do ambiente. Nesse contexto, a educação científica poderá contribuir de forma decisiva, mobilizando seus conhecimentos na busca de soluções e diálogos interculturais que ajudem as comunidades e o poder público no enfrentamento das crises climáticas e humanitárias crescentes.
 
Palestrantes(as):
Philippe Pomier Layrargues (UNB)
Jacqueline Girão (UFRJ/UFF)
Danilo Seithi Kato (UFTM)
Mediador:
Bruno Andrade Pinto Monteiro (UFRJ/Macaé)

19:00 - 21:00 (Horário de Brasília) Salas - Centro de Convenções DIROMA

Temas em Debate - 01 ao 03

TEMA 01: A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO EM DEBATE : RESSIGNIFICANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA
 
Debatedores(as):
Shirley Takeco Gobara (UFMS);
Alexandre Geraldo Viana Faria (IFMS);
Mayara Larrys Gomes De Assis Nogueira (UFPA)
Mediador(a):
Gilson da Rocha Santos (UFMS);
 
 
TEMA 02: EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
 
Debatedores(as):
Danilo Seithi Kato (UFTM);
Marilisa Hoffmann (UFRGS);
Elizandro Maurício Brick (UFSC);
Mediador(a):
Tatiana Souza de Camargo (UFRGS)
 
TEMA 03: JOGOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM: ENTRE TEORIA E PRÁTICA
 
Debatedores(as):
João Roberto Ratis Tenório da Silva (UFPE);
José Euzebio Simões Neto (UFRPE);
Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira (UFPR)
Mediador(a):
Mayara Soares de Melo (UFOB)

19:00 - 21:00 (Horário de Brasília) Salas - Centro de Convenções DIROMA

Encontro de Editores de Periódicos em Educação em Ciências
 
Vamos discutir o pensar e agir em sociedade: como nossos periódicos estão colaborando para a circulação do conhecimento produzido na área?
 

OBJETIVO: A Equipe Editorial da RBPEC convida editoras(es), avaliadoras(es) e demais interessadas(os) em discutir os formatos de Ciência Aberta, as novas formas de avaliação, os paratextos produzidos pelos periódicos e as novas possibilidades de escrita acadêmica para refletir o pensar e o agir em sociedade a partir das seguintes questões: Como os periódicos da área estão colaborando para a circulação do conhecimento produzido?  Quais os desafios para a manutenção da diversidade dos periódicos da área e a criação de novos formatos de textos?
Venha você também compartilhar a experiência de sua revista e conhecer novas(os) Editoras(es)!
 
 
Mediadoras:
Márcia Gorete (UFRN)
Aline Andréia Nicolli (UFAC)  RBPEC
 
Convidados:
Roberto Nardi (UNESP-Bauru) Ciência e Educação
Katia  Calligaris (UFPe) Currículo & Docência
Ygor Bernardes dos Santos (USP) Balbúrdia
Terezinha Valim Oliver Gonçalves (UFPA) Amazônia-Revista de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemáticas

14:00 - 19:00 (Horário de Brasília) Espaço aberto do Centro de Convenções DIROMA

TENDA MULTICULTURAL DO ENPEC

08:00 - 10:00 (Horário de Brasília) UEG – Caldas Novas

Apresentações de trabalhos
Comunicação oral

10:00 - 10:30 (Horário de Brasília) .

Intervalo

10:30 - 12:30 (Horário de Brasília) UEG – Caldas Novas

Apresentações de trabalhos
Comunicação oral

12:30 - 14:00 (Horário de Brasília) .

Intervalo para almoço

14:30 - 16:30 (Horário de Brasília) Auditório do Hotel Exclusive

MESA-REDONDA 05: POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA

Objetivo: Discutir como as pesquisas em Educação em Ciências têm articulado os mecanismos de divulgação de informações públicas da Ciência. O espaço midiático e jornalístico é uma ferramenta importante no processo de comunicação do conhecimento, no entanto, existe a necessidade de desvelar o pano de fundo dessas informações e entender os impactos na formação para a cidadania. Além disso, a mesa terá como foco legitimar a figura docente, pois é em sala de aula que, muitas vezes aparecem informações oriundas de saberes não conceituais, insuficientes, ingênuos, frutos da comunicação pública da Ciência. 

Palestrantes(as):
Mailce Borges Mota (UFSC)
Andrea Carvalho Vieira (CAPES/MEC)
Silvania Sousa Do Nascimento (UFMG)
Mediadora:
Alice Alexandre Pagan (UFMT)

14:30 - 16:30 (Horário de Brasília) Centro de Convenções DIROMA

MESA-REDONDA 06: MULHERES, EPISTEMOLOGIAS E AS NOVAS (RE)CONFIGURAÇÕES DA CIÊNCIA

Objetivo: Discutir a presença das mulheres na produção do conhecimento. Para tanto, pautar como tem sido a luta no contexto de uma sociedade cujo conhecimento eurocêntrico é hegemônico. Intenciona-se expor as ações produzidas por mulheres na Educação em Ciências a partir de pesquisas que englobam a Divulgação Científica, raça e inovação e, a noção ocidental de ciência, a construção patriarcal do sujeito universal e a necessidade de descolonização desta.. Além disso, debater como as pesquisas da área de Educação em Ciências têm utilizado práticas de conhecimento para reivindicar mudanças sociais, a partir de desigualdades que refletem ações dominantes; que tendem a excluírem as mulheres de práticas epistêmicas do conhecimento.
 
Palestrantes(as):
Anna Maria Canavarro Benite (UFG)
Bárbara Carine  Soares Pinheiro (UFBA)
Camila Silveira Da Silva (UFPR)
Mediadora:
Nara Alinne Nobre Da Silva (IFGOIANO)

16:30 - 17:00 (Horário de Brasília) .

Intervalo

17:00 - 19:00 (Horário de Brasília) Auditório do Hotel Exclusive

MESA-REDONDA 07: EXPERIÊNCIAS E DIÁLOGOS INTERAMERICANOS NAS TRAJETÓRIAS DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Objetivo: A mesa propõe discutir com convidados de países vizinhos suas trajetórias contemporâneas de organização do campo da didática e da pesquisa em educação científica, e as linhas de convergência com potencial de aproximar e estreitar os laços entre a Abrapec e outras associações similares da América Latina.
 
Palestrantes(as):
Ignacio Julio Idoyaga (MIDEC/Universidad de Buenos Aires)
Carmen Del Pilar Suarez Rodríguez (UASLP/México)
Jairo Andrés Velásquez Sarria (Universidad del Tolima/Colombia)
Mediador:
Bruno Ferreira Dos Santos (UESB)

17:00 - 19:00 (Horário de Brasília) Centro de Convenções DIROMA

MESA-REDONDA 08: OS AVANÇOS E OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO, INDÍGENAS E QUILOMBOLAS

Objetivo: As licenciaturas do campo, indígena e quilombola enfrentaram muitos problemas para continuarem existindo nas Universidades Públicas entre os anos de 2018 a 2022. Diante do que vivenciamos, o objetivo dessa mesa é discutir quais são os desafios presentes nas licenciaturas interculturais, para uma formação docente pautada no diálogo intercultural, bilíngue, diferenciada e específica. Também serão abordadas as pesquisas desenvolvidas na região centro-oeste sobre as licenciaturas interculturais e a pedagogia da alternância na formação de professores de ciências da natureza e a sua relação com as escolas situadas em seus territórios. 
 

Palestrantes(as):
Maria Aparecida Mendes De Oliveira (UFGD)
Wender Faleiro (UFCAT)
Bartolina Ramalho Catanante (UEMS)
Mediadora:
Regiani Magalhães De Oliveira Yamazaki (UFGD)

19:00 - 21:00 (Horário de Brasília) Salas - Centro de Convenções DIROMA

Temas em Debate - 04 a 06

TEMA 04: AFETIVIDADE NAS CIÊNCIAS PARA UMA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
 
Debatedores(as):
Regiani Magalhaes de Oliveira Yamazaki (UFGD);
Graciela da Silva Oliveira (UFMT);
Iana Marassi dos Santos (UFS)
Mediador(a):
Alice Alexandre Pagan (UFMT)
 
 
TEMA 05: EDUCAÇÃO CTS E O NOVO ENSINO MÉDIO: QUE CONHECIMENTO PARA QUAL SOCIEDADE?
 
Debatedores(as):
Cristiane Muenchen (UFSM);
Josivânia Marisa Dantas (UFRN);
Tatiana Galieta (UERJ)
Mediador(a):
Patrícia Fernandes Lootens Machado (UNB)
 
 
TEMA 06: PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA EDITORIA E PUBLICAÇÃO NA ÁREA
 
Debatedores(as):
Ana Luiza de Quadros (UFMG);
Silvania Sousa do Nascimento (UFMG);
Paula Cristina Cardoso Mendonça (UFOP);
Mediadores(as):
Luiz Gustavo Franco Silveira (UFMG)

19:00 - 21:00 (Horário de Brasília) Salas - Centro de Convenções DIROMA

Encontro de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências
 
Vamos discutir o pensar e agir em sociedade: a avaliação quadrienal e avaliação multidimensional como perspectiva  para a redução de assimetrias na área 46

OBJETIVO: A Coordenação da Área 46, na Capes, e a Diretoria da Abrapec convidam Coordenadoras(es) de PPG e demais interessadas(os) em discutir os processos de avaliação quadrienal e de avaliação multidimensional para refletir o pensar e o agir em sociedade a partir das seguintes questões: Quais as perspectivas de implementação de um processo de avaliação de PPG que possa refletir na redução de assimetrias na área 46? Como delinear uma proposta de avaliação que implique na atribuição de um olhar mais equânime aos diferentes Programas, nas diferentes regiões do país? De quais formas o processo de avaliação pode contribuir para enfatizar as potencialidades e, ao mesmo tempo, permitir a minimização das fragilidades dos PPG?
Venha você também compartilhar a experiência de sua Instituição e conhecer novas(os) Coordenadoras(es)!
 
Mediadoras:
Ivanise Rizzatti (UFRR) Coordenadora da Área 46, Capes
Rochele de Quadros Loguercio (UFRGS) Representante da Região Sul, na Diretoria da Abrapec
 

14:00 - 19:00 (Horário de Brasília) Espaço aberto do Centro de Convenções DIROMA

TENDA MULTICULTURAL DO ENPEC

08:00 - 10:00 (Horário de Brasília) UEG – Caldas Novas

Apresentações de trabalhos
Comunicação oral

10:00 - 10:30 (Horário de Brasília) .

Intervalo

10:30 - 12:30 (Horário de Brasília) UEG – Caldas Novas

Apresentações de trabalhos
Comunicação oral

12:30 - 14:00 (Horário de Brasília) .

Intervalo para almoço

14:30 - 16:30 (Horário de Brasília) Salas – Centro de Convenções DIROMA

TEMAS EM DEBATE - 07 a 10

TEMA 07: PERSPECTIVAS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR.
 
Debatedores(as):
Joana Dejesus de Andrade (USP);
Gerson de Souza Mol (UNB);
Cinthia Maria Felicio (IF GOIANO)
Mediador(a):
Tatiane Estacio de Paula (UFRGS)
 
TEMA 08: DIÁLOGOS E DESAFIOS PARA UMA BIOLOGIA INTERCULTURAL E TRANSDISCIPLINAR
 
Debatedores(as):
Claudiene Santos (USP);
Elenita Pinheiro de Queiroz Silva (UFU);
Elaine de Jesus Souza (UFCA)
Mediador(a):
Alessandra Pavolin Pissolati Ferreira (UFU)
 
 
TEMA 09: A PROMOÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTIFICA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
 
Debatedores(as):
Anelise Grunfeld de Luca (IF CATARINENSE);
Marcus Eduardo Maciel Ribeiro (IFSUL);
Sandra Aparecida dos Santos (UNIDAVI);
Mediador(a):
Matheus Ganiko-Dutra (UNESP)
 
 
TEMA 10: O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
 
Debatedores(as):
Leonardo Maciel Moreira (UFRJ);
Camila Silveira (UFPR);
Marcos Gervânio de Azevedo Melo (UFOPA)
Mediador(a):
Awdry Feisser Miquelin (UTFPR)

16:30 - 17:00 (Horário de Brasília) .

Intervalo

17:00 - 19:00 (Horário de Brasília) Auditório do Hotel Exclusive

II Encontro de Pesquisadores Íberos e do Sul Global da Educação em Ciências

Palestrantes:
IRLAN VON LINSINGEN (PPGECT/UFSC)
BRUNO ANDRADE PINTO MONTEIRO (UFRJ/MACAÉ)
SUZANI CASSIANI (UFSC)
BRUNO FERREIRA DOS SANTOS (UESB)
JAIRO ANDRÉS VELÁSQUEZ SARRIA (Universidad del Tolima/Colombia) 

17:00 - 19:00 (Horário de Brasília) Salas do Hotel Exclusive

Encontros das Associações

Espaço livre para que as associações realizem encontros

19:00 - 21:00 (Horário de Brasília) Auditório do Hotel Exclusive

Fórum de Dirigentes das Sociedades de Pesquisa em Educação em Ciências
 
Pensar o conhecimento, agir em sociedade:  As sociedades científicas representativas de pesquisadores(a) em Educação em Ciências em diálogo e cooperação com as demandas da sociedade

OBJETIVO: Os Dirigentes de Sociedades Científicas representativas de Pesquisadoras(es) em Educação em Ciências convidam as(os) interessadas(os) para debater o pensar e o agir em sociedade a partir da consideração da seguinte questão: Como as diversas associações podem trabalhar unidas para aprovar, junto às suas Assembleias, a proposição de ações e de análises sobre questões políticas e culturais que caracterizam a sociedade brasileira e afetam a vida profissional de seus associados?
Venha você também compartilhar a experiência de sua Sociedade e conhecer novas(os) Dirigentes!
 
 
Mediador:
Celso Sanchez (Unirio) Presidente da ABRAPEC
Convidados especiais:
Marcus Eduardo Maciel Ribeiro (IFSul) Presidente da SBEnQ
Sandro Prado Santos (UFU) Vice-Presidente da SBENBIO
Arnaldo de Moura Vaz da Silva (UFMG) Secretário para Assuntos de Ensino da SBF

22:00 - 04:00 (Horário de Brasília) Centro de Convenções DIROMA

Festa de Confraternização do ENPEC Caldas Novas - NEONPEC

10:00 - 12:00 (Horário de Brasília) Salas – Centro de Convenções DIROMA

TEMAS EM DEBATE - 11 a 14

TEMA 11: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DE COMUNIDADES DE PRÁTICA
 
Debatedores(as):
Elisa Prestes Massena (UESC);
Valmir Heckler (FURG);
Flávia Cristiane Vieira da Silva (UFRPE);
Mediador(a):
Edenia Maria Ribeiro do Amaral (UFRPE)
 
TEMA 12: UMA “GIRA” DECOLONIAL NAS EDUCAÇÕES EM CIÊNCIAS: SITUANDO SABERES, REDES DE CONHECIMENTO E PERSPECTIVAS DO SUL GLOBAL
 
Debatedores(as):
Fabiana Aparecida de Carvalho (UEM);
Bruno Andrade Pinto Monteiro (UFRJ);
Yonier Alexander Orozco Marin (UFNT)
Mediador(a):
Suzani Cassiani (UFSC)
 
TEMA 13: HISTORIOGRAFIA DA BIOLOGIA E TEMAS CONTEMPORÂNEOS: POSSIBILIDADES PARA REPENSAR O ENSINO
 
Debatedores(as):
Anderson Ricardo Carlos (USP);
Bruno Fancio Lima (USP);
Marcelo Monetti Pavani (USP)
Mediador(a):
Simone Sendin Moreira Guimarães (UFG)
 
 
TEMA 14: DESVIOS PÓS CRÍTICOS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
 
Debatedores(as):
Silvia Nogueira Chaves (UFPA);
Rochele de Quadros Loguercio (UFRGS);
Suelen Assuncao Santos (UFRGS);
Mediador(a):
Georgia de Souza Tavares (UFDPAR)

12:30 - 14:00 (Horário de Brasília) .

Intervalo para almoço

14:00 - 16:00 (Horário de Brasília) Auditório do Hotel Exclusive

Assembléia Geral da ABRAPEC

16:00 - 16:30 (Horário de Brasília) .

Intervalo

16:30 - 18:30 (Horário de Brasília) Auditório do Hotel Exclusive

Encerramento: Alegrias como Resistência educacional vividas ao longo da história da ABRAPEC e do ENPEC

XIV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

É com alegria que retornamos, presencialmente, ao Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC. Após longo período de distanciamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, tivemos que realizar o ENPEC em Redes, no formato on-line em 2021, e adiamos assim, nosso tão esperado desejo em realizar o ENPEC na região Centro-Oeste. Mas essa espera terminou! Graças à Ciência e às medidas de segurança contra à Covid-19 vamos nos reencontrar. O XIV ENPEC ocorrerá na região Centro-Oeste entre os dias 02 e 06 de outubro de 2023, em Caldas Novas-GO, e a realização será da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Sim, isso mesmo, na terra do cerrado goiano, do pequi e das “águas quentes”! Nosso evento visa potencializar interações entre professores-pesquisadores do campo da Educação em Ciências, estudantes e profissionais da Educação Básica, Superior, pós-graduação, e demais profissionais de outros setores da sociedade interessados em apresentar e discutir pesquisas neste campo científico. Goiás, espera de braços abertos a comunidade científica da área para esse evento, que será repleto de alegrias nos encontros, saúde, conhecimentos e muitos debates proporcionados pela programação diversificada, que contará com painéis, mesas-redondas, rodas de conversas, palestras, mostras, lançamentos de livros, entre outros. Tudo isso regado com carinho e hospitalidade à moda goiana. Iremos trabalhar muito e nos dedicar ao máximo, na organização de um evento histórico temperado com muita cultura goiana, com bastante acolhimento, o que tornará nosso evento único. Vamos abraçar nossos velhos amigos, e também fazer novas amizades, socializar conhecimentos, histórias e trocas de experiências, e dessa vez, iremos dançar com nossas referências! O tema geral do XIV ENPEC será: PENSAR O CONHECIMENTO, AGIR EM SOCIEDADE. Com esse tema desejamos explorar e debater a pluralidade epistemológica presente nas pesquisas em Educação em Ciências e seus desdobramentos político-sociais no contexto atual do Brasil e do mundo, particularmente, quanto à valorização do conhecimento e sua relação com a ação humana, tais como: a solidariedade, o cuidado com bem comum, a cidadania, a inclusão, a comunicação, dentre outras ações que são objetos de estudos em Educação em Ciências. Entendemos que o conhecimento é fruto da busca pelo saber, do questionamento persistente em relação ao mundo e a nós mesmos. O mundo que nos cerca é objeto de conhecimento, com isso as relações que nos cercam, também estão relacionadas ao conhecimento.

Caldas Novas, Goiás de 02 a 06 de outubro de 2023