CONHEÇA NOSSAS Linhas TEMÁTICAS

Aspectos cognitivos, sociais, culturais e afetivos envolvidos no ensino e na aprendizagem de conceitos científicos em diferentes níveis de escolaridade; ensino de ciências e inclusão escolar; ambientes de aprendizagem; aprendizagem colaborativa; modelos e modelagem; ensino por investigação; experimentação e aprendizagem de habilidades científicas; abordagens e práticas de avaliação.
 
Coordenador(a):
Nyuara Mesquita
Edenia Maria Ribeiro Do Amaral
Análise de programas e políticas de formação; avaliação de modelos e práticas de formação para diferentes níveis e modalidades de escolaridade; desenvolvimento profissional; saberes e práticas docentes.
 
Coordenador(a):
Márcia Gorette Lima Da Silva
Aline Andreia Nicolli
História, filosofia e sociologia da ciência e da tecnologia; estudos historiográficos e de história do pensamento; epistemologia e natureza da ciência e da tecnologia, ensaios e estudos socio-históricos.
 
Coordenador(a):
Wellington Pereira De Queirós
História, políticas e práticas de divulgação científica; literatura, mídias e análises midiáticas das formas de divulgação, divulgação científica e inclusão social; relações entre comunicação e educação; educação em museus, centros, mostras, exposições, vídeos e outros espaços não formais de Educação em Ciências.
 
Coordenador(a):
Michel Corci Batista
Relações entre educação ambiental e do campo com a Educação em Ciências; questões socioambientais; educação para a sustentabilidade e soberania (alimentar, energética); agroecologia; movimento sociais do campo e ambientais; campo e exploração do trabalho (classe, raça e gênero) e da natureza; diversidades e identidades; pedagogia da alternância.
 
Coordenador(a):
Regiani Magalhães Oliveira Yamazaki
Relações entre a educação em saúde, educação popular em saúde, a promoção da saúde, formação docente e profissional em saúde e a Educação em Ciências.
 
Coordenador(a):
Tiago Venturi
Teorias da linguagem, do texto e do discurso; interfaces teóricas e interdisciplinares nos discursos; abordagens discursivas em pesquisas na Educação em Ciências; estudos sobre argumentação e interações discursivas; representações, cognição, leitura e escrita na Educação em Ciências.
 
Coordenador(a):
Rochele De Quadros Loguercio
Relações entre CTS/CTSA, formação de professores, currículo e materiais didáticos; questões Sociocientíficas (QSC); alfabetização/letramento científico e tecnológico.
 
Coordenador(a):
Simoni Tormohlen Gehlen
Relações entre Educação em Ciências e inclusão, gênero, religião, classe; educação para relações étnico-raciais, indígena, quilombola; direitos humanos; decolonialidade e pedagogias decoloniais; políticas de ações afirmativas e políticas de identidades e diferenças.
 
Coordenador(a):
Suzani Cassiani
Experiências didáticas investigativas; dinâmicas em grupo; unidades e sequências didáticas; jogos e atividades lúdicas; atividades práticas; experimentação; relações entre Arte e Ciência; estudos sobre recursos didáticos e mídias digitais.
 
Coordenador(a):
Eliane Cerdas
História, análise e avaliação de políticas públicas em diferentes níveis e modalidades de ensino; desenvolvimento e reformas curriculares; políticas de currículo; conhecimento escolar; aspectos teóricos e metodológicos de avaliação; história das disciplinas científicas; inovações educacionais; currículo e cultura; avaliação e legislação de sistemas educacionais; fomento à pesquisa em educação científica e tecnológica e políticas de desenvolvimento social; relações entre público e privado nas políticas educacionais; políticas de formação de pesquisadores; estudos comparativos internacionais relacionados à Educação em Ciências.
 
Coordenador(a):
Sandra Escovedo Selles
Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba
Considerações filosóficas e epistemológicas sobre a natureza da pesquisa na área; referenciais teóricos, abordagens metodológicas e modalidades de pesquisa; Educação em Ciências como campo científico; prospecção e identificação de tendências e perspectivas teóricas e metodológicas na pesquisa em Educação em Ciências.
 
Coordenador(a):
Alessandro Tomaz Barbosa

XIV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Pensar o conhecimento, agir em sociedade